Depois de terminar a faculdade, para que o profissional permaneça firme na busca por aprimoramento, recomenda-se que ele continue a se atualizar. Para isso, é preciso correr atrás buscando novas qualificações como uma especialização ou um MBA (Master of Business Administration). Quem conclui o curso também é visto como alguém proativo, capacitado, dedicado e que deseja se desenvolver mais.
Os cursos de graduação normalmente são mais generalistas. Então a pós-graduação é justamente para complementar essa visão comum do profissional com conhecimentos técnicos. Por isso, vamos dar alguns passos para você seguir e saber quando será o melhor momento para fazer sua Pós. Confira:
1. Dedicação integral
A pós-graduação é algo que toma tempo da sua rotina. Para que seu dia a dia não fique pesado de maneira inesperada, é bom se preparar para o momento e separar tempo livre para dedicação aos estudos.
Caso isso seja muito difícil para você, opte pelas pós-graduações a distância ao invés das presenciais. Assim você poderá conciliar a correria diária com seu aprimoramento profissional, garantindo ainda mais um benefício para o seu currículo.
2. Defina os seus objetivos
Se o motivo principal é engordar o currículo, é bom avaliar se esse é o melhor momento ou se é preferível deixar para depois para não se prejudicar. Considere as suas preferências e habilidades, além das fraquezas que precisam ser aprimoradas.
É necessário entender qual é o seu momento de carreira e o que espera para daqui 1, 3 ou 5 anos. Ao descobrir o que você deseja para sua vida profissional, fica mais fácil definir quais cursos e quais áreas são os mais adequados para que você atinja seus objetivos
Porém não basta apenas querer fazer uma pós-graduação, é preciso escolher o curso que mais se encaixa em seu perfil e expectativas profissionais. Para esse ponto temos duas opções de Pós-Graduação:
• Pós-Graduação Stricto Sensu: essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado.
• Pós-Graduação Lato Sensu: compreende os cursos de pós-graduação voltados para alguma especialização ou MBA.
Para encontrar o curso perfeito para você, é preciso reconhecer exatamente onde você quer chegar e o que você pretende na sua carreira. Se gosta de dar aulas e de pesquisar, ter o título de mestre e depois de doutor a pós stricto sensu é a melhor escolha. Já se você visa ao mercado de trabalho, o indicado são os cursos de pós lato sensu.
3. Avalie a grade curricular
Muita gente começa uma Pós e se frustra, vale dedicar um tempinho para analisar a grade curricular e verificar se eles atendem as suas expectativas. Por isso, é importante conhecer a matriz curricular do seu curso.
Quando já tiver algumas opções em mente, passe para uma pesquisa mais específica sobre cada curso. Isso inclui obter dados das instituições de ensino, da metodologia escolhida, do corpo docente e da própria formação.
4. Planeje-se financeiramente
O curso de pós-graduação não pode prejudicar no seu orçamento mensal e nem na sua agenda. Um dos conselhos para quem quer saber como escolher uma pós é verificar os valores das mensalidades para que você possa se programar financeiramente.
Caso essa questão te preocupe, uma boa opção é optar pelos cursos de pós a distância, que têm mensalidades mais em conta, pois você pode estudar de onde quiser. Desse modo, dá para fazer o curso sem ficar com o orçamento muito apertado e também sem correr o risco de não concluir a qualificação.
5. Networking e bagagem
A convivência com outras pessoas que têm experiências e bagagens muito diferentes da sua, podem te dar uma visão mais ampla das necessidades do mercado e de soluções para problemas comuns da sua área.
Se necessário, converse com pessoas que já atuam no ramo que você pretende se especializar e entenda melhor como é a rotina de trabalho, desafios, perspectivas de crescimento, entre outros pontos.